Procrastinar


Quantas vezes nos últimos tempos você ouviu esta palavra: PROCRASTINAR?????

Ela anda bem em alta no vocabulário brasileiro, princialmente pelo seu significado, que provém do latim PROCRASTINARE e significa adiar, protelar.
Mas de forma prática, vou falar um pouquinho mais sobre isto, exemplificando, ok?
 Então, sabe aquela tarefa que você tem que fazer e não faz, sempre empurra pra depois e muitas vezes nem conclui, pois é, saiba que nem sempre é preguiça ou sossego, muitas vezes é o nosso
cérebro dando sinais que a maneira como lidamos com nossas emoções mais desafiadoras, como ansiedade, urgência, baixa autoestima estão em desordem.
Mas, eu por exemplo, sou uma grande procrastinadora, o que eu e meu lindo cérebro não classificamos como um problema iminente, sempre deixamos para depois, ou para que outra pessoa realize a tarefa por nós.
Quer um outro exemplo clássico de procrastinação, o bendito celular, com a bendita internet, quantas horas por dia ficamos olhando para ele, e depois, no final do dia reclamamos que não tivemos tempo de resolver todos os assuntos?
O meu exemplo é a leitura, coloquei como meta para 2020 ler 50 paginas por dia, o que levo em media de 50 a 60 minutos para realizar, basicamente seria colocar o despertador pra tocar em 1 hora e ler sem interrupção por este período, mas cadê que consigo? Tá, alguém vai dizer que é vicio, dependência, mas eu vejo como um exemplo clássico de procrastinação, já que ler é muito interessante, mas não tem tantos assuntos ao mesmo tempo quanto na internet.
Como mudar isso, não sei ao certo, mas acredito que uma lista de planejamento ajude, já que quando você escreve suas metas diárias, sente mais incentivo para cumpri-las, cuidar da ansiedade também, já que essa grande vilã sempre gosta de nos atrapalhar quando o assunto é cumprir tarefas.

Beijos
Fran Martins

Comentários